Nem todas as mamães ficam felizes com as mudanças que esta condição acarreta em nossos corpos, mas isso não quer dizer que elas não estejam felizes com o bebê que vem por aí, mas sim que, talvez, não estivessem preparadas para formas tão arredondadas de uma hora para a outra...
Faça destas mudanças um bom motivo para repaginar o guarda-roupa, invista em batas, vestidos, sobrelegging, enfim, abuse das roupas especiais para a nossa condição.
Para se sentir menos pesada e cansada, continue a praticar exercícios regularmente, eles não te impedirão de notar o crescimento da barriga, mas ajudarão a fortalecer os músculos para aguentarem o aumento de peso que vem por ai.
Estamos entrando na 2ª metade da gravidez e assim como muitas mudanças em nosso corpo ainda estão por vir, nossas consultas de pré-natal também começaram a mudar.
Antes iamos apenas 1 vez por mês, agora, mesmo que nossa saúde esteja bem, é recomendado que tenhamos consultas na 25ª, 28ª, 31ª, 34ª, 36ª, 38ª e 40ª semanas e se o bebê teimar em sair até as 40 semanas, mais uma consulta ocorrerá na 41ª.
Se este for o seu 1° bebê as consultas de 252, 31 e 40 semanas podem ser dispensadas - converse com seu obstetra sobre isso.
Se você estiver esperando gêmeos, o número de consultas vai depender do tipo que você espera: idênticos ou não idênticos. Se forem idênticos, a quantidade de consultas vai depender de eles compartilharem quaisquer de seus sistemas de suporte.
Enquanto isso... na nossa barriga:
- O bebê continua engolindo líquido aminiótico em quantidades crescentes.
- As unhas estão começando a crescer. Não há perigo dele se arranhar, pois sua pele é coberta de um verniz caseoso, uma camada de gordura que o protege de quase tudo.
- O cérebro em desenvolvimento está recebendo sinais elétricos de sensações do corpo do bebê, como pressão e temperatura. Nesse estágio, as reações nervosas do bebê não são conscientes, mas simplesmente reflexos.
- Nas meninas os ovários desceram do abdome para a pelve.
- A memória começa a se desenvolver neste período.
- As pálpebras continuam fechadas e protegem os olhinhos em desenvolvimento dos dedinhos descoordenados das mãos e pés do bebê.
- A pele é menos transparente agora que seu bebê está começando a ganhar suprimentos de gordura, que serão usados após o nascimento para ajudar no controle de temperatura e fornecer um reservatório de energia para ele usar quando necessário.
- Neste estágio, o bebê pode usar os sentidos e reconhecer as sensações de luz, pressão, dor e temperatura. Parece que a adição é o 1° sentido a se desenvolver, mesmo com as papilas gustativas estando presentes na língua pelo menos desde as 10ª semana.
- A medida que as semanas vão passando, os órgãos reprodutivos do bebê continuam se desenvolvendo e as diferenças nos genitais são cada vez mais evidentes. Se você ainda têm dúvidas sobre o sexo do bebê, esta é uma boa hora para repetir o ultrasom.
- Ao nascer, os olhos do bebê serão grandes e azuis. Ainda não há sobrancelhas ou cílios, mas esses serão os primeiros pêlos do tipo adulto a crescer.
- O aparelho digestivo já está trabalhando a todo vapor. Por volta da 7ª semana começou o desenvolvimento do intestino delgado e agora o intestino grosso começa a se desenvolver, a medida que o líquido aminiótico que o bebê engole vai passando por esta região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário