Sua barriga já deve estar se pronunciando e cada vez mais será difícil esconder seu crescimento rápido e contante. Porém não fique triste nem impressionada se você estiver com uma barriga maior ou menor que sua amiga, que está no mesmo período que você.
Barrigas podem ter todas as formas e tamanhos e o seu obstetra vai acompanhar o desenvolvimento do seu bebê de acordo com as suas medidas. O tamanho de sua barriga é um bom indicador do crescimento do bebê, por isso ela é medida pelo obstetra a cada consulta pré-natal. A medida é feita desde um ponto no osso púbico, na pelve, até o topo, ou fundo do útero. Essa altura deve se correlacionar com o n° de semanas de sua gestação, com uma precisão de 2cm. Assim, neste período você deve estar medindo 20 à 24cm. A altura uterina sinfisiana fica registrada em sua ficha de pré-natal.
Se sua barriga estiver significantivamente maior ou menos doq eu deveria para suas datas, é provável que lhe peçam uma ultra, que pode dar uma medida muito mais precisa do tamanho do bebê.
Lembre-se: O muito grande p/ você e o muityo grande para o seu obstetra tem muita diferença nesta hora. Afial, você não está acostumada a se ver com medidad tão aumentadas...
Enquanto isso... na nossa barriga:
- As mãos se movem constantemente, tocando a face ou agarrando o cordão umbilical.
- Todos os ossos do corpo do bebê agora contêm medula, capaz de produzir células sanguíneas.
- O útero agora pode chegar acima do seu umbigo, mas há uma variação enorme no tamanho da barriga entre mulheres na mesma semana de gestação.
- Sob a pele, estão sendo armazenadas camadas de gordura corporal. As gorduras são essenciais por contribuírem para o completo desenvolvimento do sistema nervoso.
- Nos meninos, os tésticulos ainda estão escondidos na cavidade pélvica.
- Olhando no ultrason, de cima para baixo, o nariz do bebê pode parecer muito achatado, isto acontece pois a ponte nasal ainda não se desenvolveu completamente. Esta característica forma de "botão", a qual muitos bebês conservam durante quase toda gravidez.
- Na medula óssea do bebê, as células-tronco produzem glóbulos vermelhos e brancos do sangue e plaquetas - os glóbulos que, agrupados, se coagulam para estancar sangramentos.
- O esfíncter anal do bebê estará funcionando plenamente até o final desta semana. Isso deve impedir que qualquer partícula de mecônio passe para o líquido aminiótico. São as primeiras fezes, de cor esverdeada a escura, que 9 em cada 10 rescém-nascidos expelem nas primeiras 24h.
O mecônio é formado principalmente por células descartadas do revestimento do intestino, à medida que ele se estende e aumenta, e por restos de quaisquer nutrientes absolvidos do líquido aminiótico que o bebê engoliu. Sua produção é contínua e o resíduo se move lentamente ao longo do intestino, chegando ao intestino grosso (cólon) na 16ª semana. O mecônio estéril, pois não há microrganismos no intestino, e não produzem nenhum gás intestinal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário