Comunicação Inteligente

Comunicação Inteligente

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Açúcar para crianças: quando e quanto liberar?

Nem vilão nem mocinho. Em excesso, ele é, sim, prejudicial à saúde, mas uma quantidade moderada é indispensável ao organismo da criançada. Siga as orientações de especialistas e acerte na dose

Açúcar para crianças

A partir de quando posso liberar alimentos com açúcar para meu filho?
O açúcar presente nas frutas pode e deve ser ofertado para seu bebê a partir do sexto mês de vida.
Já o açúcar refinado industrial, só após o primeiro ano de vida, porque predispõe à formação de cáries e altera o paladar da criança, que se acostuma facilmente com o sabor doce no suco, nos bolos, nos biscoitos...

É verdade que o açúcar deixa a criança mais agitada? Se sim, quais são os horários que devo evitar?
Não há dados na literatura científica que comprovem esse efeito. O açúcar concentra muita energia e é rapidamente absorvido pelo organismo. No entanto, não existe uma relação estabelecida entre esse mecanismo e o aumento na agitação. O que pode acontecer é algo semelhante ao que ocorre quando um adulto come um doce e se sente feliz e eufórico. Nada excepcional.

O meu filho adora doce, mas eu fico preocupada em liberar e ele acabar ficando gordinho ou apresentar cáries. Como devo fazer?
O consumo excessivo de açúcar nos alimentos está diretamente relacionado à obesidade e ao surgimento de cáries, em qualquer fase da vida.
Procure acostumar seu pequeno com uma rotina alimentar saudável e adequada, incentivando o consumo de alimentos a cada três horas e respeitando as principais refeições.
Na hora dos lanchinhos, em intervalos entre as refeições, evite alimentos processados, como bolachas, bolos, balas etc. Dê preferência às frutas ou aos sanduíches naturais.

Qual a recomendação diária de açúcar recomendada, em porções?
Seguindo a orientação da pirâmide alimentar, a criança deve consumir, no máximo, uma porção de açúcar ou doce por dia, o que corresponde a uma colher de sopa de açúcar refinado, achocolatado ou doce caseiro.

Há mães que, desde cedo, ensinam os filhos a consumir sucos e outros alimentos sem açúcar. Vale a pena investir nessa educação alimentar? A falta de açúcar é prejudicial?
É muito importante investir no consumo de frutas, sucos e outros alimentos sem açúcar ou mel.
Como a maioria dos alimentos possui açúcar natural, não há a necessidade de adicionar o artificial. Dessa forma, a criança aprende a apreciar os alimentos com uma quantidade de açúcar saudável. 
 
Fontes: Abram Topczewski, especialista em neurologia infantil, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo Daniela Gomes, pediatra e nutróloga, de São Paulo Melissa Palmieri, pediatra do Hospital Villa-Lobos, em São Paulo Mariângela Schalka, odontopediatra de São Paulo

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

As mães do zodíaco

Estabilidade e segurança — isso é com a observadora taurina. A mãe de Gêmeos adora buscar informações sobre tudo o que se relaciona à infância, enquanto a leonina precisa aprender a dividir as atenções com o bebê que acabou de chegar. Quer saber que tipo de mãe você é ou será? A astróloga Sílvia Bacci, de São Paulo, traçou especialmente para o site do bebê o perfil dos signos do zodíaco. Confira! 
 
 
 A mãe de Áries

Você é uma mãe dinâmica e rápida. Consegue fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Só não dá para absorver tudo sozinha. Atenção à sua tendência a achar que, se ninguém consegue fazer “do seu jeito”, então é melhor que você mesma faça. Não tente ser uma heroína. Aproveite a chegada do bebê para aprender a delegar as tarefas mais pesadas da rotina e curtir o seu filho. Você transmite confiança e encorajamento ao bebê já nas primeiras etapas de seu desenvolvimento. O estilo de maternidade da ariana estimula a autonomia e a independência. Controle a ansiedade e respeite o tempo necessário para as conquistas, pois você é de Áries, mas talvez o bebê não seja. Não tenha pressa. Para não se estressar na licença-maternidade, você precisa de um tempo para praticar um pouco de esporte. Correr na esteira ou fazer bicicleta são atividades que combinam com seu ritmo acelerado. 

A mãe de Touro

A mãe taurina transmite estabilidade e segurança. Você é uma espécie de “porto-seguro” para o bebê, sempre atenta à sua rotina, alimentação e sono. Como é prática e organizada, sabe zelar pela ordem e tranqüilidade da casa, fazendo com que isso se reflita na emoção da família. Como boa observadora que é, você se diverte acompanhando os progressos do filho, passo-a-passo. E tem paciência suficiente para respeitar o tempo dele, sem apressá-lo a passar para o próximo estágio. É importante perceber e lidar com os próprios ciúmes e possessividade, pois no fundo você se sente a “dona do bebê” e não quer dividi-lo com ninguém. Durante a licença-maternidade, é bom aprender a controlar o apetite, para emagrecer e voltar à forma. Atividades como jardinagem e paisagismo, assim como viagens a hotéis-fazenda, lhe farão muito bem. 
 
A mãe de Gêmeos

A mãe geminiana adora falar sobre seu pimpolho e trocar idéias com outros pais. Você vai em busca de informações e aprendizados sobre a infância, como nenhuma outra mãe do zodíaco. Sua versatilidade permite conciliar os cuidados com o bebê a diversas atividades. Você deixa para “esquentar a cabeça” com questões relativas à maternidade somente quando necessário. Com flexibilidade e descontração, encara os novos desafios e se adapta à vida de mãe. Como não agüenta muita rotina na licença-maternidade, sempre cria oportunidades para passeios, compras e situações novas. É preciso ter gente à sua volta. Pode ser que a sua casa fique cheia de parentes e vizinhos ou que a conta do telefone e da internet vá às alturas, mas é necessário se comunicar para que você se sinta bem. 

A mãe de Câncer

As cancerianas costumam se adaptar muito bem à maternidade. Há em você um instinto protetor bastante forte, que possivelmente era direcionado aos amigos, familiares, colegas e às vezes até ao companheiro afetivo. Agora esse talento maternal pode ser aproveitado com seu bebê. Será fácil, pois você é atenta e perceptiva em relação às necessidades dos outros. Seu desafio é não esquecer de si mesma neste momento de doação. Dificilmente você vai se estressar na licença-maternidade, pois sua natureza é caseira e a família já ocupa um espaço importante na sua vida. A falta de horas de sono suficientes pode trazer mau-humor. Tudo o que você precisa é alguém que ouça e entenda as suas emoções, já que todas as atenções neste período estão voltadas ao bebê. 
 
A mãe de Leão

Acostumada a ser a rainha da casa, você vai aprender a dividir o reinado com o seu bebê. A leonina tem uma grande expectativa de que os seus esforços como mãe sejam reconhecidos e elogiados. Quer cuidar do bebê e ao mesmo tempo comandar a casa e o seu trabalho. Com firmeza e generosidade, contornará os imprevistos. Você é criativa, centralizadora e cheia de energia. As celebrações são momentos especiais para a mãe leonina, que deseja comemorar todos os progressos do bebê e dividir essa alegria com as pessoas próximas. Durante a licença-maternidade, você precisa passear bastante e exibir o pimpolho, que é motivo de tanto orgulho. Pode ser que a fatura do cartão de crédito traga surpresas, já que a leonina não vai medir esforços para dar tudo e mais um pouco para o seu “glamuroso” bebê. 

A mãe de Virgem

Você não gosta de errar. E ser “mãe-de-primeira-viagem” não é fácil. Não dê ouvidos às críticas e comparações em relação aos seus cuidados com o bebê. Não se preocupe demais com os detalhes. Peça a opinião de profissionais especializados e acesse a vasta literatura disponível sobre bebês. Você é uma mãe crítica e interessada em aprender. Tem facilidade para absorver conhecimentos e métodos. Possivelmente, vai desenvolver um jeito prático para cuidar do seu filho e não esquecerá nada importante, pois você adora fazer listas. A bolsa do bebê será bem organizada, com tudo o que é necessário e um incrível aproveitamento de espaço. Durante a licença-maternidade, aprenda mais sobre nutrição e visite algumas escolas. Ao se aprofundar nesses assuntos, que serão muito presentes no seu cotidiano, você sentirá mais tranqüilidade. 
 
A mãe de Libra

Você é uma mãe tranqüila e afetuosa. Precisa aprender a colocar limites ou receberá visitas e palpites demais. Não dê atenção a todas as sugestões sobre como cuidar do seu bebê, ou você dará margem à própria indecisão. Confie em si mesma. Mães librianas são ponderadas e têm muito bom senso. Você vai se realizar preparando a decoração e o enxoval do bebê e aplicando nessas atividades todo o seu bom gosto e senso estético. Prepare-se para um pouco de bagunça. Nem sempre você, seu filho e casa estarão calmos, lindos e limpos. Procure não se aborrecer. Tenha uma boa profissional na retaguarda e logo a harmonia do ambiente será restabelecida. Você retomará o equilíbrio durante a licença-maternidade ao cuidar um pouco da sua aparência. Dê uma “fugidinha” até o cabeleireiro e compartilhe a experiência com outras mães. 

A mãe de Escorpião

Você vive a maternidade de forma intensa e profunda. Pode se tornar uma especialista em bebês, já que costuma pesquisar e investigar tudo o que lhe desperta o interesse. A mãe escorpiana, desde cedo, é bastante influente na vida dos filhos. Seu desafio é usar com sabedoria esse poder, já que a linha que separa a persuasão da manipulação é sutil. Lembre-se que não é possível controlar tudo. Você é do tipo de mãe que encontra soluções para os problemas mais complexos do dia-a-dia e que aproveita bem os recursos materiais e emocionais para cuidar do seu bebê. Durante a licença-maternidade, precisa de um tempinho para retomar sua psicoterapia e refletir sobre as mudanças que a maternidade trouxe. Vai se sentir completa ao resgatar, pouco a pouco, toda a sua sensualidade, conseguindo conciliar os papéis de mãe e amante. 
 
A mãe de Sagitário

Você é uma mãe otimista e entusiasmada. Encara os desafios da maternidade com espírito de aventura. Sua impulsividade pode torná-la dramática ao falar sobre o bebê, pois você amplia a importância de tudo o que se refere a ele. No início, será estranho não ter a mesma liberdade e autonomia de antes e pode achar a si mesma desastrada para cuidar de um ser tão delicado. Mas seu jeito aberto e confiante atrai facilidades. Você vai descobrir que tem talento para educar. Divertida, a mãe sagitariana sabe estimular o bebê em suas brincadeiras e explorações de espaço. Para não se sentir “presa” durante a licença-maternidade invente passeios e viaje bastante com seu bebê. Aproveite os dias quentes e ensolarados, nos quais é possível ir ao parque, sem perigo de resfriar o pequeno.
 
A mãe de Capricórnio

Você tem um talento especial para gerenciar situações de crise, estabelecer prioridades e providenciar o que é necessário, de forma bem prática. Nada melhor ao administrar uma situação nova, como um bebezinho em casa. Não se impressione com as histórias sobre as dificuldades da maternidade. Você é uma ótima solucionadora de problemas e pode surpreender a si mesma. O sangue-frio capricorniano é muito útil na hora de correr para o pronto-socorro e de fazer mudanças necessárias, como trocar de babá ou de escolinha. Para sentir-se tranqüila durante a licença-maternidade, você precisa saber que tudo está em ordem e “funcionando” em casa e no trabalho. Faça um bom planejamento e conte com a ajuda de pessoas organizadas como você, para permitir-se relaxar um pouco e aproveitar o tempo com seu bebê. 

A mãe de Aquário
 
A aquariana é tão intelectualizada que às vezes parece viver em outra dimensão. Ter alguém dependendo de você, de uma hora para a outra, pode lhe parecer um tanto assustador. Lembre-se que a vida não tem regras fixas e que você é uma mãe original e incomum. Por ser um tanto avoada talvez precise ouvir pessoas mais experientes em lidar com bebês. Pingar remédio no pequeno nariz, por exemplo, pode fazer você se sentir desajeitada. Em contrapartida, ninguém terá uma intuição como a sua em relação ao bebê. Você perceberá, muito antes dos outros, que aquele pediatra ou aquela babá não darão certo. Durante a licença-maternidade, mantenha contato com os amigos e tenha tempinho para acessar a internet. Caminhar um pouco pelo bairro também lhe fará muito bem. 
 
A mãe de Peixes

Você é uma mãe inspirada e carinhosa, que sente necessidade de expressar artisticamente o seu amor pelo filhote. Pode inventar músicas para o bebê ou escrever sobre seus primeiros anos de vida. As piscianas também adoram registrar os pequenos em vídeos e fotos. Você tem uma percepção aguçada em relação às características e necessidades do seu filho e em geral não se surpreende quando elas são constatadas pelas outras pessoas. Seu desafio é não se “misturar” emocionalmente com o bebê, desabando em lágrimas quando ele não se acalma ou sentindo dor ao vê-lo tomar as primeiras vacinas. Na licença-maternidade, é importante preservar sua privacidade e aproveitar os momentos disponíveis para praticar meditação ou ioga. Visitas demais te deixam esgotada.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

31 Semanas

Você deve ter firmes propósitos sobre o que considera a experiência ideal de parto, mas mantenha a cabeça aberta, porque muitos fatores podem influenciar onde e quando seu bebê vai nascer. Não é nada incomum uma mulher mudar de idéia, mesmo depois que o parto já começou. Sua equipe de cuidados com a saúde espera que você pergunte muito sobre o parto, então aproveite a experiência e sabedoria deles.

No 3° trimestre seus seios vão começar a se preparar para alimentar seu bebê, e você pode sentir algum incômodo e mudanças que não havia previsto. Eles vão se tornar mais cheios e  podem parecer mais pesados, suas aréolas vão ficar ainda mais escuras e você ainda pode sentir nódulos e demas nos seios assim que começra a produzir o colostro, o 1° leite que pode começar a vazar de seus seios ainda antes do nascimento.
As pequenas glândulas na superfície de suas aréolas (conhecidas como tubérculos de Montgomery) também vão se tornar maiores e podem aparecer veias mais escuras nos seios, devido ao suprimento de sangue ter aumentado. Eles podem ficar mais doloridos e sensíveis do que o normal, principalmente quando tocados.

Enquanto isso... na nossa barriga:



- O sangue do cordão umbilical contém células-tronco, que tem a habilidade de desenvolver-se em células específicas do corpo, como as que formam o sangue, o cérebro ou o tecido muscular.

- As pernas podem estar cruzadas ou, em alguns momentos, até mesmo acomodadas no topo da cabeça, mas ainda há espaço para fiacrem totalmente estendindas.

- O bebê passa muito de seu tempo dormindo. Como nas crianças e nos adultos, o padrão de sono dos bebês inclui uma fase de "sonho", quando podem ser vistos os movimentos rápidos olhos (fase REM).

- Aproximadamente 25% dos bebês estão com as nádegas para baixo nesta fase. A maioria deles vira-se antes do final da gravidez.

- Exatamente quen do e como seu bebê desenvolve um ciclo de sono e vigília antes do nascimento ainda é um mistério. Não se sabe se seus prósprios ritmos influenciam o ciclo do bebê ou se o bebê desenvolve seu próprio relógio biológico. De fato, tal relógio pode ser ativado em resposta à quantidade de luz que consegue penetrar o útero durante as últimas semanas da gravidez. Fica claro, em exames do cérebro, que nesta fase da gravidez seu bebê tem períodos bem destacados de atividade.

-  Com 30 semanas, a produção de hemácias de seu bebê muda do fígado para a medula óssea. Essas hemácias têm pouca chance de ser do mesmo grupo sanguíneo que o seu: algumas escapam pela placenta e seu corpo as reconhece com o corpos estranhos, atacando-as.
Seu grupo sanguíneo naõ é importante, pois, embora, os anticorpos para os grupos sanguíenos A, B, AB e O ataquem as células de seu bebê em sua circulação, eles são muito grandes para passar pela placenta e atacar o bebê, fazendo com que diferenças de tipo sanguíneo não importem. Mas, além disso, todos também Rh+ (85%) ou Rh- (15%) e, se você é Rh- e seu parceiro é Rh+, seu bebê também pode ser Rh+.
Mulheres com Rh- produzem anticorpos para as células sanguíneas Rh+m que são menores do que os anticorpos de ABO e podem cruzar a placenta; por isso, um alto número de anticorpos pode atacar as células sanguíenas de seu bebê, causando anemia. A primeira gravidez raramenteé afetada, mas em uma segunda gravidez, você deve tomar, neste período, uma injeção de anticorpos Rh "anti-D", e também uma depois do nascimento. A imunoglobulina anti-D é muito grande para cruzar a placenta e elimina quaisquer células sanguíenas do bebê na circulação da mãe, prevenindo um ataque de seu sistema imunológico contra o bebê.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Os signos dos bebês

O leonino de fraldas é um exibido. O de Touro adora conforto. E o de Virgem gosta de ordem e rotina. A astróloga Sílvia Bacci, de São Paulo, traçou especialmente para o site do bebê o perfil de todos os bebês do zodíaco. Veja o período em que seu pequeno nasceu (ou vai nascer) e descubra o que os astros revelam sobre a personalidade dele.




O bebê de Áries (21/03 a 20/04)

Este é um bebê bastante ativo e cheio de energia. Pode ser que ele demonstre uma força muscular acima da média e faça movimentos precoces para sua idade. Áries não tem tempo a perder e esta criança quer explorar tudo rapidamente. Ela não necessita de muito tempo de sono. E também não se preocupe se o pequeno ariano tiver pouca paciência para longas mamadas ou refeições completas. Esse é seu ritmo. Ele fica inquieto e entediado logo, precisando mudar rapidamente seu foco de atenção. Afinal, é atraído pela velocidade. Gosta dos brinquedos que correm e tem pressa para se deslocar. O bebê de Áries tem tendência a febres altas e seu principal ponto de sensibilidade é a cabeça, já que ele “se atira de cabeça na vida”. É sujeito a cortes, batidas e dores nessa região.

O bebê de Touro (21/04 a 20/05)
O bebê de Touro precisa de conforto. Tudo o que é macio, aconchegante e acolhedor o deixa feliz. Touro gosta de rotina. Assim, se sente seguro ao ter horários certos para banho, mamadas, refeições e sonecas. Não o apresse. Guloso e dorminhoco, o taurino precisa ser bem alimentado e descansar o suficiente ou se torna instável. Sua segurança emocional está ligada à tranqüilidade do ambiente e à posse dos objetos que o cercam. Esta criança precisa ter certeza de que algumas coisas são só suas: o quarto e os brinquedos, por exemplo. Na hora de organizar seu enxoval, deve-se, além do conforto, levar em conta a beleza. Touro tem sensibilidade na garganta, estando dessa forma sujeito a inflamações e infecções nessa região. É um dos bebês que mais apreciam massagens como a shantala, porque adora ser tocado.
O bebê de Gêmeos (21/05 a 20/06)

Ele é muito ativo, tanto no físico quanto na mente. Permanecer muito tempo na mesma posição ou num só local o deixa entediado. O geminiano adora movimento e quer mexer em tudo. Assim, este bebê precisa de uma supervisão atenta, porque sua curiosidade pode levá-lo a situações de perigo, em poucos segundos. É preciso cuidar bastante da qualidade dos estímulos visuais e auditivos que o cercam, pois ele absorve e aprende tudo muito rapidamente. Comunicação é a palavra-chave deste signo. O vocabulário usado com o bebê de gêmeos será reproduzido de forma surpreendente. Uma casa em que se conversa e que se lê muito é seu ambiente ideal. Sua sensibilidade está concentrada no sistema respiratório, o que o torna bastante sujeito a resfriados e alergias respiratórias.
O bebê de Câncer (21/06 a 21/07)

O pequeno canceriano é um dos bebês mais emotivos do zodíaco. O que ele mais deseja é receber mimos e carinhos. Sua segurança emocional vem da rotina e da estabilidade de quem cuida dele. É uma criança caseira, que não gosta de muita agitação e que cria fortes vínculos com as pessoas que fazem parte do seu cotidiano. É sensível às trocas de babá, berçarista, pediatra e a todo tipo de mudança em geral. Este bebê vai gostar de histórias e teatrinhos desde cedo, pois sua capacidade imaginativa é muito grande. O estômago dos pequenos cancerianos é delicado. Eles podem ter intolerâncias alimentares, refluxos e enjôos ao passear de carro. Alimentar-se muito ou pouco demais são formas inconscientes dos cancerianos chamarem a atenção, especialmente das suas mamães.
O bebê de Leão (22/07 a 22/08)

Um verdadeiro reizinho da família – assim pode ser definido o leonino de fraldas. Este bebê adora ter público para assistir suas gracinhas e travessuras. Desde cedo, é cheio de atitude e centraliza os olhares. Ele não sabe ficar em segundo plano e vai fazer de tudo para chamar a atenção dos pais se achar que seu reinado está sob ameaça. Leoninos são sedutores e seu bebê vai mostrar logo do que gosta e o que deseja, esperando ser prontamente atendido por seus súditos. Ele é atraído por tudo o que é vistoso e sofisticado. Bebês de Leão também têm boa vitalidade, muita energia e disposição física. Em geral suportam bem as altas temperaturas – mesmo com febre, brincam alegremente. Mas podem adoecer ao sentir que não estão recebendo a atenção desejada. Têm sensibilidade nos olhos, sujeitos a alergias e irritações.
O bebê de Virgem (23/08 a 22/09)

O pequeno virginiano gosta de ordem e rotina. Não por menos. É atento a detalhes que você nem imagina que existem. Este bebê desconfia de muita graça para o seu lado, porque não sabe se estão rindo para ele ou dele. Tímido e modesto por natureza precisa ser lembrado, desde pequenino, de que é importante e cheio de qualidades. Virginianos se concentram com facilidade e podem ficar bastante tempo observando a mesma coisa ou repetindo uma brincadeira. Essa criança pode chorar excessivamente quando se perceber suja, molhada ou melecada. Não é exagero. O virginiano necessita, inconscientemente, estar limpo para se sentir bem. Ele está apenas sinalizando para você que quer de uma mãozinha, o quanto antes. O intestino dele em geral é preso, refletindo seu temperamento contido.
  
O bebê de Libra (23/09 a 22/10)

Harmonia é tudo para o bebê de Libra. Isso se refere tanto à decoração do seu quarto e da sua casa, nos quais devem predominar cores suaves e estampas delicadas, quanto ao relacionamento entre as pessoas da família. Os librianos simplesmente detestam atritos e desordem. Sua disposição vai diminuindo em ambientes bagunçados e desarmônicos. Charmosos e afetuosos, eles adoram ter alguém por perto, porque, desde pequenos, precisam se relacionar com o outro. Este vaidoso bebê gosta de ser admirado e precisa de um enxoval caprichado, em que o bom gosto e o equilíbrio predominem na escolha dos tons e das estampas. Os rins são o ponto de sensibilidade de Libra. Seu bebê vai ingerir muito líquido e pode ser que suas fraldas vazem de vez em quando.
O bebê de Escorpião (23/10 a 21/11)

Este é o mais misterioso bebê do zodíaco. Desde cedo, seu olhar profundo parece revelar a intensidade da sua personalidade. Ele percebe mais do que aparenta. Sabe instintivamente tudo o que se passa em família e qual é o ponto fraco das pessoas, sem que ninguém lhe diga nada. O pequeno escorpiano envia sinais de que é controlador e de que gosta que as suas vontades sejam atendidas. Trata-se de uma criança que reage bem às mudanças, pois a transformação faz parte da sua natureza. Sua capacidade de recuperação é excelente, desde que ele descanse bastante. É um bebê sujeito a infecções, com sensibilidade no sistema urinário e no intestino. Ele pode ter muita facilidade ou muita dificuldade nos processos de eliminação, como transpiração, vômito, diarréia e até mesmo o choro.
O bebê de Sagitário (22/11 a 21/12)

O bebê de Sagitário precisa de muito espaço – no berço, no quarto e em casa. Ele parece sentir-se maior do que realmente é e simplesmente não suporta ficar apertado e sufocado em ambientes pequenos, fechados, ou vestindo roupas de golas altas, cheias de botões. O pequeno sagitariano gosta de se aventurar e de explorar novos espaços, sem se intimidar com o desconhecido. Passeios ao ar livre, visitas a parques ou zoológicos e viagens são o que ele mais aprecia. Nas viagens longas de carro, o pequeno centauro precisa de pausas para sair da cadeirinha e sentir-se solto. Este bebê não faz questão de muitos dengos e paparicos. Ele prefere que o deixem à vontade, descobrindo o mundo à sua volta. Sua sensibilidade está nas coxas, quadris e no fígado. É bom acostumá-lo a ingerir pouca quantidade de açúcar.
O bebê de Capricórnio (22/12 a 20/01)

O capricorniano em geral é reservado e não quer ser exibido pelos pais como um troféu. Este bebê é sério e não gosta de passar pelo colo de muitas pessoas. O contato físico é importante para ele, mas o bebê capricorniano escolhe quando e como quer recebê-lo. Preste atenção nele e procure decifrá-lo. Os capricornianos têm dificuldade de expressar suas emoções e vontades. Mantenha seus brinquedos e objetos organizados e ele se sentirá seguro. Sorria muito, sempre, mesmo que ele esteja sisudo. Assim você o ensinará que a vida não precisa ser levada tão a sério. Seu bebê pode não demonstrar, mas gosta de massagens relaxantes. Seus pontos de sensibilidade são a pele, os joelhos e os ossos. Tenha paciência quando os dentinhos começarem a nascer, porque ele sentirá bastante.
 

O bebê de Aquário (21/01 a 19/02)

O bebê aquariano é sempre diferente, e de alguma forma, surpreende os pais. Ele pode escolher posições engraçadas para brincar ou para dormir, e ter preferências pouco comuns, em termos de alimentação e de diversão. Dê a ele brinquedos originais. Este bebê precisa de áreas livres para se movimentar e sentir-se independente. Uma decoração rebuscada em casa e no quarto só vai atrapalhá-lo. O aquariano gosta de ter sua rotina alterada, com improvisos e novidades. Sua atividade mental é tão intensa que ele pode ter dificuldade para dormir. Prepare um ambiente calmo e silencioso, com iluminação suave. Um banho morno, com sabonete de aroma relaxante vai ajudá-lo a desligar a mente e descansar. Sua sensibilidade está no sistema circulatório e nas panturrilhas, portanto, deixe-o se mexer livremente.
O bebê de Peixes (20/02 a 20/03)

Este bebê é sensível e encantador. Ele ainda está profundamente ligado à vida intra-uterina e parece ter algo de mágico em seu olhar. O bebê de Peixes chora com facilidade e demora a parar. A música é uma ótima alternativa para tranqüilizá-lo e alegrá-lo. O pequeno pisciano absorve com facilidade a energia dos ambientes onde está, seja ela positiva ou negativa. É bom evitar permanecer muito tempo com ele em locais em que estejam predominando emoções pesadas e conflitos. Ele pode ficar bastante inquieto ou até adoecer sem explicação. As sonecas são muito importantes, porque tem mais necessidade de descanso que os outros bebês. As extremidades do seu corpo são especialmente sensíveis. Ou seja, os pezinhos do seu bebê de Peixes sofrem com sapatos desconfortáveis, por mais lindos que eles sejam.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pai, essa figura essencial



O número de separações é cada vez maior, casais homossexuais começam a conquistar o direito de adotar crianças... O universo familiar passa por um processo de transformação no mundo todo. Mas o pai continua ocupando um espaço indispensável na vida de qualquer criança. Por quê? "Existem diferenças bem claras quanto aos papéis desempenhados pelo pai e pela mãe no desenvolvimento emocional dos filhos", diz o psicólogo Aguinaldo José da Silva Gomes, da Universidade Estadual Paulista. Segundo a abordagem da psicologia, a mãe é mais associada ao mundo interno da criança, ao cuidado e ao provimento. "Mas o mundo cultural, a autonomia e as escolhas são aspectos relacionados à figura paterna", explica Aguinaldo.

Essa distinção de papéis exige alguns cuidados. Em primeiro lugar, é preciso garantir, sempre que possível, que o pai e a mãe participem ativamente do cuidado com os filhos, mas cada um no seu espaço, pois a criança precisa vê-los como duas pessoas diferentes. Do lado do pai, o afeto e a presença constantes garantem uma evolução cultural saudável. "Um filho acompanhado corretamente pelo pai tem muito mais chances de ir bem na escola, por exemplo, do que aquele cujo pai é ausente", afirma Aguinaldo Gomes.

E quando o pai ou a mãe, por algum motivo – falecimento, separação, viagens constantes – não podem participar do crescimento da criança? Não é preciso lamentar nem esperar sentado por uma tragédia no desenvolvimento dos filhos. A partir desses desafios, muitos pais assumem o papel das mães e vice-versa. Em sua pesquisa de doutorado, a psicóloga Maria Luiza Mello de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acompanhou a rotina de 16 pais que cuidam sozinhos de seus filhos. E chegou à conclusão de que eles podem, sim, assumir os dois papéis sem grandes traumas. "Quando não há a figura da mãe, ou quando ela é ausente, os pais cuidam. E cuidam muito bem", diz a pesquisadora. Basta ter coragem. E vontade de fazer direito.