Você pode se sentir um pouco entendiada e com dor nas costas nesta fase da gravidez, mas há várias maneiras positivas de tirar esses pesos da cabeça, conforme já falamos em posts anteriores.
Você também pode começar a se informar sobre aulas de amamentaçao, planejar sua licença-maternidade e fazer listas de compras essenciais para o bebê, como fraldas (descartáveis e de pano - para proteger a pelo e secá-lo), trocador, macacões, babadores, podendo talvez comprara alguns desses itens a cada semana.
Enquanto isso... na nossa barriga:
- Nesta semana ocorre mais um marco no desenvolvimento do bebê. Embora os nascidos nesta fase ainda precisem de ajuda para respirar, os pulmões amadureceram a tal pontro que as possibilidades de sobrevivência fora do útero são significativamente mais altas do que antes.
- O ciclo de sono agora está mais estabilizado, mas você não pode assumir que o bebê está acordado só por estar se movendo. Ele passa pouco tempo totalmente ativo, com os olhos abertos, e muitos dos moviemntos que você sente acontecem enquanto ele dorme.
- À medida que sua barriga continua a crescer, pode pressionar as costelas e o diafragma.
- Um fluido gelatinoso no cordão umbilical impede sua compressão quando o bebê se vira.
- A fina lanugem cobre o corpo do bebê. A maior parte vai desaparecer antes do nascimento, mas ao nascer, ainda vai haver alguma nas costas.
- O cérebro continua a crescer cada vez mais, e a superfície começa a ganhar os sulcos e dobras presentes nos cérebros maduros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário