Comunicação Inteligente

Comunicação Inteligente

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

31 Semanas

Você deve ter firmes propósitos sobre o que considera a experiência ideal de parto, mas mantenha a cabeça aberta, porque muitos fatores podem influenciar onde e quando seu bebê vai nascer. Não é nada incomum uma mulher mudar de idéia, mesmo depois que o parto já começou. Sua equipe de cuidados com a saúde espera que você pergunte muito sobre o parto, então aproveite a experiência e sabedoria deles.

No 3° trimestre seus seios vão começar a se preparar para alimentar seu bebê, e você pode sentir algum incômodo e mudanças que não havia previsto. Eles vão se tornar mais cheios e  podem parecer mais pesados, suas aréolas vão ficar ainda mais escuras e você ainda pode sentir nódulos e demas nos seios assim que começra a produzir o colostro, o 1° leite que pode começar a vazar de seus seios ainda antes do nascimento.
As pequenas glândulas na superfície de suas aréolas (conhecidas como tubérculos de Montgomery) também vão se tornar maiores e podem aparecer veias mais escuras nos seios, devido ao suprimento de sangue ter aumentado. Eles podem ficar mais doloridos e sensíveis do que o normal, principalmente quando tocados.

Enquanto isso... na nossa barriga:



- O sangue do cordão umbilical contém células-tronco, que tem a habilidade de desenvolver-se em células específicas do corpo, como as que formam o sangue, o cérebro ou o tecido muscular.

- As pernas podem estar cruzadas ou, em alguns momentos, até mesmo acomodadas no topo da cabeça, mas ainda há espaço para fiacrem totalmente estendindas.

- O bebê passa muito de seu tempo dormindo. Como nas crianças e nos adultos, o padrão de sono dos bebês inclui uma fase de "sonho", quando podem ser vistos os movimentos rápidos olhos (fase REM).

- Aproximadamente 25% dos bebês estão com as nádegas para baixo nesta fase. A maioria deles vira-se antes do final da gravidez.

- Exatamente quen do e como seu bebê desenvolve um ciclo de sono e vigília antes do nascimento ainda é um mistério. Não se sabe se seus prósprios ritmos influenciam o ciclo do bebê ou se o bebê desenvolve seu próprio relógio biológico. De fato, tal relógio pode ser ativado em resposta à quantidade de luz que consegue penetrar o útero durante as últimas semanas da gravidez. Fica claro, em exames do cérebro, que nesta fase da gravidez seu bebê tem períodos bem destacados de atividade.

-  Com 30 semanas, a produção de hemácias de seu bebê muda do fígado para a medula óssea. Essas hemácias têm pouca chance de ser do mesmo grupo sanguíneo que o seu: algumas escapam pela placenta e seu corpo as reconhece com o corpos estranhos, atacando-as.
Seu grupo sanguíneo naõ é importante, pois, embora, os anticorpos para os grupos sanguíenos A, B, AB e O ataquem as células de seu bebê em sua circulação, eles são muito grandes para passar pela placenta e atacar o bebê, fazendo com que diferenças de tipo sanguíneo não importem. Mas, além disso, todos também Rh+ (85%) ou Rh- (15%) e, se você é Rh- e seu parceiro é Rh+, seu bebê também pode ser Rh+.
Mulheres com Rh- produzem anticorpos para as células sanguíneas Rh+m que são menores do que os anticorpos de ABO e podem cruzar a placenta; por isso, um alto número de anticorpos pode atacar as células sanguíenas de seu bebê, causando anemia. A primeira gravidez raramenteé afetada, mas em uma segunda gravidez, você deve tomar, neste período, uma injeção de anticorpos Rh "anti-D", e também uma depois do nascimento. A imunoglobulina anti-D é muito grande para cruzar a placenta e elimina quaisquer células sanguíenas do bebê na circulação da mãe, prevenindo um ataque de seu sistema imunológico contra o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário