Comunicação Inteligente

Comunicação Inteligente

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A licença-materinidade x trabalho

No trabalho, faça o que puder para permanecer envolvida com os planos de médio e longo prazo e continuar a sentir-se parte da equipe.
A dificuldade de equilibrar carreira e maternidade pode surgir enquanto você ainda está grávida. Dependendo de sua profissão, você pode se ver excluída das discuções de planejamento de longo prazo, pois os colegas presumem que você não vai voltar depois da licença-maternidade. Alguns colegas podem tratá-la de modo diferente só porque está grávida, achando que não consegue mais executar o seu trabalho do mesmo jeito. Você pode ser deixada de lado no planejamento do futuro da empresa, ou achar que suas opiniões estão sendo negligenciadas, pois não vai estar lá para implementá-las. E a isso pode somar-se o fato de ser difícil motivar-se, se você souber que não vai estar lá para acompanhar um projeto até o final.
Ninguém pode ter certeza de que ainda vai estar no emprego dentro de 6 meses ou 1 ano, mas você tem a vantagem de saber quanto tempo ainda vai trabalhar e pode até ter uma ideia razoável de quando pretende retornar ao trabalho. Continue a executar suas funções e deixe claro, por suas ações,  que quer contribuir em todos os projetos, mesmo que por pouco tempo não esteja lá para terminá-las.
Se pretende voltar a trabakhar depois que o bebê nascer, deixe isso bem claro para qualquer colega que duvide de seu comprometimento no longo prazo.
Ajude a planejar a sua saída parea a licença-maternidade dividindo sua carga de trabalho ou ajudando a procurar alguém para substituí-la. Se for organizada agora, tornará a contagem regressiva para a licença muito mais fácil nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário