Comunicação Inteligente

Comunicação Inteligente

quarta-feira, 11 de maio de 2011

11 Semanas

Nesta semana você deve estar realizando sua 1ª consulta pré-natal. O objetivo desta consulta é que o obstetra que você escolheu obtenha seu histórico médico, passe informações, aconselhe você com relação a dietas e exercícios e planeje os cuidados que você terá consigo e com o bebê que vem por ai. Essa também é a sua chance de fazer qualquer pergunta e conversar sobre o agendamento das futuras consultas, exames de sangue, ultrassonografia e aulas pré-natal. Você provavelmente vai ter acessoa a inúmeros folhetos informativos e a telefones de contatos importantes.

Durante a sua gestação é essencial que você mantenha um cuidado resdobrado com suas gengivas e seus dentes. A progesterona enfraquece os tecidos da gengiva e, com isso, é bem provável que sangrem durante a escovação ou mostrem-se inflamadas. Infelizmente, existe uma ligação entre gengivite e nascimento de prematuros. A bactéria causada pela doença periodontal libera toxinas na corrente sanguínea da mãe que alcançam a placenta e podem afetar o crescimento do bebê. A infecção também pode dilatar o colo do útero e provocar contrações.
Neste período até o 1° aniversário do bebê, a futura mamãe tem direito a atendimento gratuito pelo SUS, para realização do tratamento dental.
Enquanto isso... na nossa barriga:


 - As pálpebras estão fechadas e assim permanecem até a 26ª semana.

- Dentro da bolsa aminiótica, o bebê já está bem ativo, chutando e movendo-se. Mas você ainda não consegue sentí-lo.

- A placenta vai ficando maior a medida que a gravidez avança. Além de permitir a circulação de alimento e resíduos, ajuda a impedir que cheguem ao bebê micro-organismos e susbstâncias nocivas.

- O diafragma está completo e o bebê já pode fazer movimentos respiratórios.

- O útero em crescimento pode causar certo desconforto, pois se alongam os ligamentos e os músculos para criar espaço.

- Os ovários ou os testículos começam a se desenvolver.

- As orelhas estão se movendo para a sua posição final.

- O pescoço alongou-se, permitindo ao bebê mexer também a cabeça para as laterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário