Você pode estar se sentindo um tanto quanto desequilibrada, seja física quanto emocionalmente. Não se preocupe estas sensações são normais neste período e a medida que o tempo vai passando a ansiedade vai aumentanto.
Estar grávida pode ter todo tipo de efeitos inesperados. É provável que haja dias em que você não se sinta no controle de suas emoções e elas a dominem, fazendo-a chorar sem nenhum motivo. Ou sinta seu corpo desajeitado e descoordenado, e trombe com os móveis a toda hora. Converse um pouquinho com outras futuras mamães e vai descobrir que esses efeitos colaterais são parte normal da experiência da gravidez!
Se, como muitas grávidas neste estágio, você se sente cheia de energia, aproveite-a ao máximo. Aqui estão algumas dicas de como dirigir esta energia:
- Faça exercícios, inclusive um pouco de jardinagem.
- Organize a papelada e coloque as finanças em dia.
- Tire do armário as roupas que não vai usar mais.
- Aprenda a tricotrar ou, se já sabe, tricote algumas roupinhas para o seu bebê.
- Reserve um tempo para ver todos os amigos que não contata já faz algum tempo - você pode não ter vontade de fazê-lo nos próximos meses.
Embora se sinta muito bem, sempre reserve um tempo para relaxar e recarregar as baterias.
Enquanto seu corpo trabalha internamente para nutrir o bebê, você pode sentir tonturas de vez em quando. É comum sentir tontura quando fica em pé repetidamente, isto porque, embora seu suprimento de sangue tenha aumentado durante a gravidez, levantar-se rapidamente faz o sangue correr para as pernas, reduzindo o suprimento que chega ao cérebro e fazendo-a sentir-se tonta.
A tontura também pode ser sintoma de anemia. Embora durante a gravidez você produza mais células vermelhas do que antes, o volume de sangue também aumenta. Isso significa que, proporcionalmente, há menos células vermelhas no sangue e a contagem de glóbulos se reduz.
Também diminui a quantidade de ferro e, se for o caso, o médico receitará comprimidos antianêmicos. Além de tontura, os sintomas da anemia são cansaço e respiração ofegante. As tonturas também podem ser causadas pos baixo nível de açúcar no sangue, isso pode ser evitado tomando lanches regularmente.
Se você está sentindo tonturas, embora seja provável que isso deva às mudanças fisiológicas da gravidez, informe seu obstetra, para que possa ser examinada e fazer os exames necessários.
Enquanto isso... na nossa barriga:
- Seu bebê pode segurar o cordão umbilical enquanto flutua na cavidade amniótica.
- Os chutes estão se tornando cada vez mais fortes e os movimentos do bebê ficam bem óbvios.
- À medida que seus órgãos abdominais ficam cada vez mais comprimidos, você pode sofrer distúrbios digestivos frequentes, como azia ou gases intestinais.
- Os órgãos do ouvido interno amadureceram o suficiente para enviar sinais nervosos ao cérebro. Logo o bebê começa a responder a muito mais sons.
- As mãos e os dedos estão bem visiveis e as bases das unhas já se estabeleceram. Se a palma da mão for tocada, os dedos do bebê se fecham.
- A boca e o nariz do bebê estão bem desenvolvidos.
- Os sistemas nervoso e muscular agora estão maduros o bastante para o bebê sugar o líquido amniótico, que os rins processam vagarosamente. Os resíduos são eliminados através da placenta.
- Cabelos extremamente finos chamados lanugem cobrem toda a superfície da pele do bebê. Eles caem constantemente e são substituídos, mas durante as semas finais da gestação, tal substituição é feita por cabelos mais espessos, permanentes. As células da lanugem ajudam a isolar a pele do bebê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário