O resto da gravidez vai passar num instante. Certifique-se de que tem à mão todas asa informações práticas, como decidir a data em que vai parar de trabalhar. Pelo menos 15 semanas antes da data prevista para o parto, ou seja, esta semana, convém você conversar com seu empregador sobre a data que gostaria de iniciar sua licença-maternidade. Você pode parar de trabalhar a qualquer tempo a partir da 29ª semana, e também pode optar por trabalhar até o bebê nascer. Se trabalhar até o fim, mais tirar dias de folga por problemas relacionados a gravidez ou doença nas últimas 4 semanas, seu empregador pode pedir que você sai a de licença antes do planejado por vocês. Isso só se aplica às últimas 4 semanas: até lá, dias de folga seriam considerados afastamento por doença. Se você tiver o bebê antes do dia em que planejou sai de licença, a licebça-maternidade começará a partir da data de nascimento do bebê.
Enquanto isso, os amigos e a família sem dúvida estarão interessados em monitorar o crescimento de sua barriga. Com o crescimento do bebê, sua barriga também dará um salto de tamanho, numa velocidade incrível, ou seja, sua pele ainda vai esticar bastante e mais rapidamente. Se você vinha esquecendo de aplicar seu óleo de amêndoas doce ou outro hidratante, não deixe de fazer isso agora. Redobre a hidratação da pele da barriga, porque as chances de aparecimento de estrias aumentaram.
Tente ser paciente se eles a bombardeartem com conselhos e não dê demasiada atenção a "mitos" sobre gravidez e parto.
Enquanto isso... na nossa barriga:
- O bebê boceja com frequência, talvez como forma de regular a quantidade do líquido ou de sangue nos pulmões.
- Os alvéolos pulmonares (sacos de ar dos pulmões que devem ser capazes de permanecer abertos para se encher de ar após o nascimento) estão quase totalmente desenvolvidos e passam a produzir surfactante, uma substânica que permite, justamente, que os alvéolos se mantenham abertos. Com isso, os pulmões de seu filho já seriam capazes de se adaptar à vida fora do útero, porém teriam ainda muita dificuldade. Se ele nascer agora, ficará em uma UTI Neonatal e precisará de aparelhos que o ajudem a respirar.
- A audição agora percebe sons agudos, e ruídos fortes podem assustar o bebê, que responde com movimentos repentinos.
- A cabeça ainda parece grande demais para o corpo, mas, de modo geral, o bebê começa a ficar mais proporcional.
- Os membros parecem mais arredondados à medida que a gordura continua a se depositar.
- O fluxo de sangue através do cordão umbilicar e da placenta regula a temperatura do bebê, mantendo-a praticamente igual à sua.
A partir desta semana, no pescoço, peito e costas do bebê, deposita-se o tecido adiposo marrom, para ser usado depois do nascimento, na produção de calor e energia. No momento seu bebê não controla sua temperatura, que é mantida num nível perfeito pela placenta.
- No útero, as orelhas do bebê tem líquido não só em torno delas, mas também dentro. Em parte, estas é a razão pela qual ele só ouve certos sons de baixa frequência. Bocejar pode ser uma forma de desobistruir os ouvidos e, de agora em diante, seu bebê passa grande quantidade de tempo bocejando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário